segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Sobre ouvir enquanto aprende e ensina


INTRODUÇÃO 

Eu estou no centro de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil e sujeito a um som agudo intermitente insuportável. Depois de xingar tive uma inspiração, e, me recordei de uma proposta absurda que sugeri em reunião pedagógica faz anos. Sim, me senti constrangido ao sugerir - e sem acolhimento -, porque seria um esforço financeiro voluntário e coletivo entre os profissionais da instituição pública. Ninguém deu importância à minha observação pedagógica.

MINHA SUGESTÃO PEDAGÓGICA 

Distribuição gratuita de protetores auriculares aos estudantes num esforço voluntário e coletivo.


---


VAMOS AO EXPERIMENTO 


● Um grupo de crianças recebe um texto e deve ler em ambiente de perturbação sonora.


● Um outro grupo de crianças deve ler num ambiente adequado à leitura.


Não pode existir diferenças marcantes entre as crianças de cada grupo.


EXAME 

As crianças dos dois grupos devem responder sobre o que leram e uma estatística ser feita.


HIPÓTESE 

Eu acredito que as crianças expostas à perturbação de sons terão menos sucesso e as crianças sob ambiente agradável à leitura maior sucesso.


ANEXO 

Os protetores auriculares devem ser acessíveis a partir da responsabilidade dos pais e adequados às horas de estudo.


REFERÊNCIA 

Ser ouvinte. Escutar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário