sábado, 21 de janeiro de 2023

Casa Forte


Argumentos e sinopse estilística de produto audiovisual 


Casa Forte tem por objetivo traçar os limites e as potencialidades entre grupos distintos por localização ou estratificação social: econômica, financeira e campos de atuação entre as várias engrenagens do poder em sociedade. 

As situações em Casa Forte devem sublinhar escolhas diplomáticas e que beneficiem cada grupo, mesmo que situações de ação e violência também estejam presentes na narrativa. Em Casa Forte podem existirem crimes violentos, mas o destaque é para os crimes mais limpos e pros acordos de paz melhor realizados entre diversos grupos envolvidos no jogo do poder social. 

A oralidade ( as falas das personagens ) têm uma função estilística que se propõe a causar estranhamento no público.  As falas devem misturar uma erudição de norma gramática com coloqualismos regionais, gírias e modos diferentes de melodia na pronúncia.

As os temas desenvolvidos em Casa Forte devem privilegiarem criar um emaranhado de interesses conflitantes e coincidentes entre os diversos grupos na busca por solucionar cada caso. Algo como um 'novelo de lã' e uma sequência de dominós em queda - do pequeno ao grande decrescente, com 'ganchos' que impõem consequências ao próximo conflito. 

Os conflitos devem dizer respeito às situações reais que são típicas de um jornalístico policial, político e econômico ( institucional ou não ). 

Casa Forte também busca consonâncias com "O Príncipe" de Nicolau Maquiavel. Exemplos: nas divisões dos principados, modos de governo e descrição das melhores estratégias na disputa de poder. No entanto, Casa Forte deve evitar alusão a qualquer situação social imediatamente real e contemporânea. 

Casa Forte é sobre relações lícitas e ilícitas de poder social. Todas esbarrando em interesses pessoais e estratégias de reação em cadeia.

Casa Forte - a invenção do crime

Nenhum comentário:

Postar um comentário