domingo, 31 de julho de 2022

 Meu pai teve uma infância e juventude extremamente pobre; acho que ele nunca superou. Era do tipo de pessoa que se tivesse que pagar pra falar tinha aprendido LIBRAS. Era generoso, mas vivia - talvez - assombrado pela lembrança da miséria.


Talvez exista, mas um título que falta ao século, seria um compêndio com todos os truques de como viver na pobreza. Ser pobre é uma arte marcial, ser pobre é um código de conduta absolutamente necessário ao mundo. Pensa bem, você vai à uma livraria e então

se depara com títulos semelhantes: "Como Pensam os Ricos?" "O Segredo dos Ricos", etc. Eu tenho nenhuma motivação em ler, por qual motivo eu leria livros semelhantes a esses? Eu sou pobre, assalariado, o livro de autoajuda que poderia me interessar é como viver melhor na pobreza. Sem faltar reverência aos que vivem na miséria, mas ler aqueles primeiros títulos - para mim - seria algo semelhante a alguém na mendicância folhear uma revista CARAS ou algo do gênero. Nada contra os títulos, seus autores, porém não sinto que sejam endereçados a mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário