segunda-feira, 27 de julho de 2015


Sobre o desejo no caminho

O Guhyasamaja Tantra, de origem hindu, um dos mais importantes textos tibetanos. Na verdade inaugural no tantrismo secreto de vertentes Vajrayanas, este texto que ainda não tive a sorte de ler na íntegra, mas sei que no momento propício irei conhecê-lo. Esse texto que possivelmente é um dos mais importantes e que guarda nele iniciações do Tantra Yoga Superior, a mais reservada e alta escala iniciatória do Caminho Vajrayana, estabelece o desejo como mais importante referencial no caminho místico para atingir a iluminação vajra - que simplificando muito trata-se de um estado de inteligência [ inter / ligere = ler-se por dentro, conhecer-se de verdade ] e de pacificação, indestrutível haja visto que Vajra significa diamante, indivisível.

Por ser um texto Tântrico, ser uma trama como a teia de uma aranha, sendo este tão importante, possivelmente é uma trama que merece cautela e iniciação devida com um mestre competente em interpretá-lo, em transmiti-lo com segurança. Porém imagino que se eu disser nesses termos não estarei errando tanto: longe de sugerir a vivência de egos se sobrepondo sem nenhuma ética ou verdade, o Guhyasamaja Tantra diz que o desejo te encaminhará à pacificação, à inteligência, à conquista de uma mente Vajra.

O diamante pode estar sem polimento, pode estar ou ficar embotado por resíduos que o cobrem escondendo seu brilho, mas isso é efeito temporário e frágil depositado sobre a dureza que o constitui diamante. A mente é esse diamante e talvez viver eticamente os desejos seja friccionar, seja se polir com verdade para se reencontrar transparante para si e para os outros.


P.s.: espero entusiasmado um dia ter a honra de ler o Guhyasamaja Tantra depois de receber iniciação necessária com mestre competente, assim terei mais chances de compreende-lo em seus aspectos símbolos e transcendentais. 



                                         Imagem: Amor Gay

Nenhum comentário:

Postar um comentário