domingo, 15 de abril de 2018


Três regras de sobrevivência de um fracassado

Eu estou acostumado ao fracasso, talvez também por esse motivo seja justo meu conselho aos que se sentem fracassados. Uma pessoa sempre bem sucedida, talvez não saiba muito do viver em exílio, à margem do sucesso. Enfim, eu quis agrupar três conselhos e serão parágrafos curtos abaixo. René Descartes fez muito mais que eu ao escrever um livro: "Discurso do Método - regras para a direção do espírito". Os orientalistas sabem que o cerne da filosofia oriental originária na Índia é favorável à sociedade pacífica. Os Hindus tinham livros antes de existirem alfabetos na Europa; Ferdinand de Saussure talvez possa esclarecer as controvérsias.

Três conselhos:

Seja compassivo: escolha sempre uma resposta ou caminho de menos dor considerando o(s) outro(s) à medida que se inclui;

Seja leal: o monarca e o preso só querem ao lado deles pessoas leais; lealdade é o valor humano insuperável em todos os lugares e tempos; lealdade íntima é isso: não se apresente em contradição às suas crenças;

Tenha método: não se entristeça ou maldiga a rotina, mas abraça o sistema e a repetição que acolher suas crenças e que não excluir a compaixão universal e a lealdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário