sexta-feira, 8 de março de 2024

Aldeia


No miolo, círculo protegido por um grande hexágono de habitações fortificadas entre: palanques suspensos, tocas e barcos. 


Todos em permanente comunicação insuspeita, codificada e sutil, compartilhavam pontos de vigília em volta do hexágono em benefício do círculo principal.


Aqueles seres traziam em cada um deles características únicas de suas crenças, descrença e discordâncias. No entanto, era comum todos zelarem pela arquitetura básica da Aldeia.


Parte dos aldeões revezavam alternativamente residência entre: as casas de colheita ou oficinas de tecnologia, à vida como residentes vigilantes do Círculo no Hexágono.


A hospitalidade da Aldeia é parte fundamental da virtude do aldeões. A princípio, todo visitante é muito bem-vindo, e, manter contato contínuo com outras pessoas faz parte da fundação da Aldeia. Porém, se tornar um aldeão requer muitas outras coisas, entre elas conhecer as virtudes guardadas pelo Círculo protegido pelo Hexágono.


Seres vestidos em folhas, cumprem a função de fazerem amizade e estabelecerem colaboração com os outros bichos que sobreviveram à Guerra do Esquecimento. Ninguém sabe ao certo como era antes da Guerra de Esquecimento, então, esse foi o nome óbvio escolhido pelos aldeões para citarem como era antes da fundação da Aldeia, da construção do Círculo protegido pelo Hexágono e das outras arquiteturas.


Existem todo os tipos de seres encantados e encantadores entre os aldeões, assim é o que parece. Mas quem duvida também vive igual respeito.


Foi um dia muito simples o final da Guerra do Esquecimento. Ninguém lembrava de nada que pudesse ser realmente útil. Então, pessoas tentavam se protegerem de uma forte chuva carregada de relâmpagos. E, ingênuas, se assentaram em volta de uma árvore. Desavisadas do risco de morte certa pela queda de um raio. Nada surpreendente, era a gente nascida depois da Guerra do Esquecimento.


Um raio rascou o céu transformando a escuridão em dia mais claro. Atingiu certeiro aquela árvore a devorando em chamas, escavou o chão e acendeu o galho mais alto como pavio de vela. Os ingênuos desmaiaram em círculo e voltaram à vida.


Fragmentos das ciências existentes anteriores à Guerra do Esquecimento aos poucos foram reencontrados. O círculo é algo semelhante à uma esfera aberta ao meio com um palco de arena e abóbada também redonda. Uma escada caracol fica como eixo da construção e se encaminha ao alto em direção à uma pira em chamas e à profundidade em direção à uma nascente de água.  


Ser um aldeão é lembrar desde à arquitetura toda a importância simples da Aldeia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário