sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

VAI VENDO ISSO AÍ - 1

Eu não sou Físico, mas isso não me impede de ler duas publicações de um grande Físico do século XX endereçadas ao público não especializado. Eu também não sou formado em  Letras e, no entanto, tem sido indispensável:  falar, ler e escrever com o mínimo de proficiência. Talvez eu nem mesmo possa dissertar ou originar uma tese sobre os temas mais imediatos à minha formação acadêmica - eu sou uma ausência em formato de arquipélago inóspito -, menos prudente seria eu me arriscar em dar por certas minhas conclusões sobre as ferramentas que tomo por empréstimo de outras áreas do saber humano.


Mas, por falar em Hawking e por onde anda você, ele ou eu? [Risos]. Entre outros experimentos mentais, o Doutor em questão imaginou um universo circunscrito aos limites semelhantes às rugosidades de uma casca de noz. Ele colocou a Singularidade em volta de um universo formado por cordilheiras de constelações e eventos físicos e deixou aquilo que não é objeto: desejável ou associado, à Física, para além das fronteiras de uma casca de noz. Enfim, sobre o que existia [antes do início [ - Existir antes do início? ] tem pouca utilidade para a Física, porque ela - a priore - se propõe à compreender as regras que se mostram: agora, que a coisa toda já começou faz tempo.


Vai vendo isso aí - 2, 3, ...

---

Ilustrações meramente imaginativas










Nenhum comentário:

Postar um comentário