terça-feira, 10 de setembro de 2013

ESPECULAÇÃO TEÓRICA





Linguagens = significados / significantes

Linguagens = veículo de comunicação ( tornar comum );
Significados = os sentidos que se atribuem a coisa em si;
Significantes = são os símbolos que evocam os significados.

Equivalente psicanalítico: R = I / S
Por favor, feitas as devidas reservas, considere o equivalente psicanalítico quase como uma ilustração aproximada.    Haja visto, por exemplo, que o Real psicanalítico é bem mais que justeza entre Imaginário e Simbólico.

Então, ausência de comunicação pode ser expressa pela equação criada por mim.
Aqui, cito ausência de comunicação em sentido exato.
Se os significados forem em maior número que os significantes temos evidenciada a ausência de comunicação em sentido exato.


P.s.: Não reivindico autoria sobre esta evidência, no entanto sou autor desta abordagem, afinal usei do meu próprio conhecimento.


Observação acrescentada em 17/03/2015:
E como pensamento terá crescimento inversamente proporcional, quanto mais inexatos forem os termos entre os que interagem maior será o resultado neles como pensamento, enquanto houver entre eles a sensação que se comunicam, posto que ultrapassado esse limite ocorrerá o declínio.  Admitindo pensamento como associação de ideias.

Um comentário:

  1. Interessante que esta última observação sobre o crescimento inversamente proporcional como pensamento - a medida em que são menos exatos os termos-, colabora com a milenar assertiva da Lógica Budista de ser a fala sensualidade, em contraponto ao senso comum que vê a fala prioritariamente como um meio de comunicação de ideias.
    Essa afirmação sobre a Lógica Budista no tocante ao falar ser sensualidade pode ser conferida nas obras do antropólogo inglês W.Y. Evans-Wentz.

    ResponderExcluir